Como vem sendo tradição, no passado dia 24 de Junho, foi feriado no Município da Horta, único Município da Ilha do Fayal e ali festejou-se de uma forma muito peculiar, o S. João da Caldeira. Antigamente era uma romaria, composta de diversos grupos que, na véspera, iam a pé, ao toque de violas e das mais diversas cantigas. Hoje, tudo é diferente.
No entanto, as merendas continuam a ser o prato forte, e é bonito de ver, no embrenhado das matas, as famílias reunidas, com a mesa posta e disponível, para quem as visita. S. João da Caldeira é, Romaria do S. João da Caldeira também, sinónimo de partilha. Quem passa, amigo ou conhecido, é convidado a “petiscar”. É um convívio espontâneo e que concentra, junto da Ermida, muitas famílias de diversas freguesias da Ilha. Este ano, voltou a realizar-se, o encontro de grupos folclóricos.
|
Rancho Folclórico das Bandeiras |
Aspecto de uma família merendando Do Pico, vieram os grupos da Criação Velha e das Bandeiras, e do Faial, foi anfitrião o grupo dos Flamengos. Durante a tarde, estes grupos, actuaram no palco em frente à Ermida, regateando do público presente, os maiores aplausos. O primeiro grupo a actuar, foi o da Casa do Povo da Criação Velha, interpretando músicas tradicionais da ilha vizinha, o Pico. É digno de realçar a indumentária
apresentada,
Grupo Folclórico da Criação Velha sobretudo, no que diz respeito ao calçado, pois o mesmo, tanto dos homens como das mulheres era constituído por alparcas
ou albarcas, como demonstra a foto.
Seguiu-se a actuação do Grupo das Bandeiras que, igualmente destacou alguns números dos tempos primórdios do povoamento, com agrado de todos os presentes.
|
Rancho Folclórico da Criação Velha |
Grupo Folclórico das Bandeiras Este grupo trajava também a rigor, sobressaindo um pormenor durante alguns números, uma vez que as saias das mulheres eram puxadas, deixando mostrar os calções que compunham a indumentária, como antigamente as mulheres usavam. A foto, a pedido, realça esse pormenor, numa das dançarinas. Em seguida e a fechar este festival, exibiu-se o Grupo Folclórico dos Flamengos, cuja actuação foi coroada com longos aplausos. Grupo Folclórico dos Flamengos.
|
Dança da Freguesia da Feteira |
O momento mais esperado foi o desfile da Marcha da Freguesia da Feteira
que a todos surpreendeu, não só, pela sua apresentação, mas, sobretudo, pela forma airosa como dançavam e pelas suas vozes bem timbradas e afinadas.
A música era executada, por elementos da Filarmónica da Feteira,
Dança da Freguesia da Feteira com especial realce para a sua composição, onde se destacavam um elevado número de componentes do sexo feminino.
Foi uma tarde bastante agradável e de franco convívio, aquela que se viveu junto à Ermida da Caldeira, no Largo Jaime Melo. A toda a organização endereçamos os nossos sinceros parabéns. Haja Saúde!
|
O público aglomerado no Largo de S. João |
|
As merendas na Mata |
Voltar para Eventos Sociais |