topo
linha2


Fotogaleria
   

» Home » Eventos » Sociais » O Faial em Festa

 

O Faial em Festa

Texto e Fotos de: João M. Ávila   
Adiaspora.com
06 de Junho de 2009

 

 

Como vem sendo tradição, no passado dia 24 de Junho, foi feriado no Município da Horta, único Município da Ilha do Fayal e ali festejou-se de uma forma muito peculiar, o S. João da Caldeira. Antigamente era uma romaria, composta de diversos grupos que, na véspera, iam a pé, ao toque de violas e das mais diversas cantigas. Hoje, tudo é diferente. No entanto, as merendas continuam a ser o prato forte, e é bonito de ver, no embrenhado das matas, as famílias reunidas, com a mesa posta e disponível, para quem as visita. S. João da Caldeira é, Romaria do S. João da Caldeira também, sinónimo de partilha. Quem passa, amigo ou conhecido, é convidado a “petiscar”. É um convívio espontâneo e que concentra, junto da Ermida, muitas famílias de diversas freguesias da Ilha. Este ano, voltou a realizar-se, o encontro de grupos folclóricos.

Rancho Folclórico das Bandeiras

Aspecto de uma família merendando Do Pico, vieram os grupos da Criação Velha e das Bandeiras, e do Faial, foi anfitrião o grupo dos Flamengos. Durante a tarde, estes grupos, actuaram no palco em frente à Ermida, regateando do público presente, os maiores aplausos. O primeiro grupo a actuar, foi o da Casa do Povo da Criação Velha, interpretando músicas tradicionais da ilha vizinha, o Pico. É digno de realçar a indumentária apresentada, Grupo Folclórico da Criação Velha  sobretudo, no que diz respeito ao calçado, pois o mesmo, tanto dos homens como das mulheres era constituído por alparcas ou albarcas, como demonstra a foto. Seguiu-se a actuação do Grupo das Bandeiras que, igualmente destacou alguns números dos tempos primórdios do povoamento, com agrado de todos os presentes.

Rancho Folclórico da Criação Velha

Grupo Folclórico das Bandeiras  Este grupo trajava também a rigor, sobressaindo um pormenor durante alguns números, uma vez que as saias das mulheres eram puxadas, deixando mostrar os calções que compunham a indumentária, como antigamente as mulheres usavam. A foto, a pedido, realça esse pormenor, numa das dançarinas. Em seguida e a fechar este festival, exibiu-se o Grupo Folclórico dos Flamengos, cuja actuação foi coroada com longos aplausos. Grupo Folclórico dos Flamengos.

Dança da Freguesia da Feteira

O momento mais esperado foi o desfile da Marcha da Freguesia da Feteira que a todos surpreendeu, não só, pela sua apresentação, mas, sobretudo, pela forma airosa como dançavam e pelas suas vozes  bem timbradas e afinadas.  A música era executada, por elementos da Filarmónica da Feteira, Dança da Freguesia da Feteira com especial realce para a sua composição, onde se destacavam um elevado número de componentes do sexo feminino. Foi uma tarde bastante agradável e de franco convívio, aquela que se viveu junto à Ermida da Caldeira, no Largo Jaime Melo. A toda a organização endereçamos os nossos sinceros parabéns. Haja Saúde!

O público aglomerado no Largo de S. João

As merendas na Mata

 

 

Voltar para Eventos Sociais

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007